quinta-feira, 15 de outubro de 2009

AS VIGIAS


As vigias são personagens da colméia que eu curto bastante! As operárias quando jovens, permanecem na região dos favos aquecendo as crias, num segundo estágio, fazem o aprovisionamento das células (local de desenvolvimento das crias) e se ocupam na construção das mesmas. A medida que vão se desenvolvendo, trabalham na construção de potes de alimentos, limpeza, guarda e recepção de alimentos e dentre esses trabalhos está o que eu destaquei que é o de vigia que fica no túnel de acesso ao interior do ninho pelo qual só passa uma abelha de cada vez. No orifício de entrada a vigia controla quem entra e quem sai e impede que as abelhas mais novas que não sabem voar saiam. Enfim quando chegam num estágio mais avançado se tornam forrageiras, comumente chamadas de campeiras, que tem como trabalho o transporte, para dentro da colmeia, de néctar, pólen, barro e resina. Cada uma consciente dos seus deveres, uma sociedade perfeita!

Francisco Carlos Alencar
Meliponário Alencar
São Luis - MA

One response to “AS VIGIAS”

Montedomel disse...

Olá "Meliponário Alencar"
Foi com muita alegria que recebi sua visita em meu blog,
Já mantenho contacto com alguns meliponicultores e apicultores do Brasil, e achava útil podermos vir a trocar informações sobre os nossos trabalhos.
Eu só trabalho com a Apis mellifera (não há A.S.Ferrão em Portugal), mas interesso-me muito por polinizadores e pela Natureza em geral.
Se me quiser contactar eu chamo-me Joaquim Pifano e o meu E.mail é:
montedomel@gmail.com
Um grande abraço
JPifano

 
© 2009 Meliponário Alencar. All Rights Reserved | Powered by Blogger
Design by psdvibe | Bloggerized By LawnyDesignz Distribuído por Templates