segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Como levam tudo para a colméia?!


Como as abelhas levam o material para dentro da colméia?! Ouço essa pergunta frequentemente dos amigos que visitam o meliponário, então para esclarecer essa dúvida que muitas pessoas ainda devem ter, vou tentar explicar de maneira bem simples como se dá esse processo.

Os principais materiais coletados pelas abelhas são o pólen, néctar, água, resinas e barro. As abelhas comem néctar e mel como fonte de carboidratos e pólen como fonte de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, além da água. As operárias constituem a casta que realizam a quase totalidade dos trabalhos que devem ser feitos para a manutenção do ninho. As abelhas campeiras são as abelhas coletoras de alimentos, como o pólen e o néctar, e de produtos para construção do ninho como barro, resina, etc. Elas transportam o alimento no papo e principalmente na corbícula (estrutura côncava do último par de pernas, possui uma franja de pêlos na tíbia).


Coleta de néctar: As abelhas colhem o néctar das flores com suas compridas línguas (conhecidas também como glossas). O produto é armazenado em uma porção do aparelho digestivo chamado de vesícula melífera (papo de mel), uma espécie de antecâmara do estômago, que pode ser amplamente distendida e que também transporta a água coletada. O néctar retirado das flores pelas abelhas é a matéria prima do mel, quando retornam à colméia , as campeiras transferem o néctar que colheram às "engenheiras", que vão retirar o excesso de umidade e transformá-lo em mel. Elas coletam, transportam, adicionam enzimas, fermento, ácidos orgânicos, retiram a umidade e armazenam nos potes que serão operculados quando o mel estiver maduro.


Coleta do pólen: As campeiras de Meliponíneos com as madíbulas e com a vibração, abrem as anteras das flores (partes masculinas) para que estas soltem o pólen, este é capturado com as patas dianteiras que passam pela língua da abelha para se juntar algum néctar ou saliva para o pólen aglutinar(unir;juntar)em seguida é passado para o par de patas do meio que o arruma nas corbículas ou cestas de pólen, através dessa coleta passando por dezenas e dezenas de flores que se dá a polinização. Ao chegar a colméia a campeira carregada comunica o local da coleta e vai depositar sua carga num pote de cera determinado.

Coleta de resina/barro: Com a ajuda das mandíbulas e do primeiro par de patas, ela remove o material resinoso da planta. Depois armazena-o na corbícula, como faz com o pólen, assim também de forma semelhante é transportado o barro, ambos são armazenados para construção do geoprópolis(mistura de resina com barro), usado na vedação das frestas da colméia, construção das entradas, entre outras funções.


Enfim amigos espero ter sido claro e ajudado. Abraço!

Francisco Carlos Alencar
Meliponário Alencar
São Luis-MA

No response to “Como levam tudo para a colméia?!”

 
© 2009 Meliponário Alencar. All Rights Reserved | Powered by Blogger
Design by psdvibe | Bloggerized By LawnyDesignz Distribuído por Templates