terça-feira, 10 de novembro de 2009

Feira do Empreendedor São Luis - MA


Olá Amigos!

A Feira do Empreendedor 2009 no Maranhão ofertou cerca de 7 mil vagas em mais de 150 cursos, oficinas e palestras durante os quatro dias de evento. Com um público estimado em 27 mil pessoas, a feira ocorreu entre os dias 5 e 8 de novembro no Multicenter Sebrae e Centro de Convenções Pedro Neiva.

A minha visita foi quase que exclusivamente para acompanhar o stand de meliponicultura, da Cooperativa Agroecológica dos meliponicultores da baixada maranhense, que diga-se de passagem estava uma maravilha, com degustação do mel de Tiúba, apresentado em diversas embalagens, das garrafas de 200 e 50 ml aos práticos sachês, e como diz o ditado "Corpo são mente sã", junto com o prazer para o paladar os visitantes recebiam as informações sobre a composição e propriedades medicinais desse produto.

VÍDEOS DO STAND:



A estrutura do grupo contava ainda com meliponário desmontável do meu amigo Luís Pedro gerente comercial da cooperativa, que ao ser indagado sobre a origem do meliponário, respondeu: "Esse é meu mesmo, ando sempre equipado, trago estante, abelhas, tenda...monto tudo em uma tarde" muito eficiente! Pois bem, o meliponário foi instalado na área externa do Multicenter Sebrae na entrada do evento, onde foram realizadas oficinas, com dicas de manejo, demonstração de multiplicação de uma colméia e extração de mel de uma belíssima colônia com cerca de 5kg desse néctar dos deuses.

VÍDEO MELIPONÁRIO:


Infelizmente não pude acompanhar todas essas atividades, mas o turbilhão de perguntas que fiz a Luís Pedro e outros meliponicultores presentes já valeram por uma palestra particular, aliás aproveito para agradecer pela paciência!

Outro pezar é sobre uma grande parte dos arquivos que seriam apresentados nesse post, que foram perdidos graças a um cd que cismou em dar erro no momento de ser formatado e não teve como passar para o computador, realmente uma frustração. Mas valeu mesmo evidenciar a consolidação da meliponicultura aqui no Maranhão como importante atividade econômica e social, aliando proteção ambiental com desenvolvimento e geração de renda.


Grande Abraço!

Francisco Carlos Alencar
Meliponário Alencar
São Luis - MA

No response to “Feira do Empreendedor São Luis - MA”

 
© 2009 Meliponário Alencar. All Rights Reserved | Powered by Blogger
Design by psdvibe | Bloggerized By LawnyDesignz Distribuído por Templates