terça-feira, 16 de março de 2010

Extração de geoprópolis

O geoprópolis é um dos produtos da tiúba muito utilizado na medicina popular, ele auxilia na cicatrização de ferimentos, problemas de garganta, antitumoral e fungicida, o goprópolis vem sendo pesquizado pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA entre outras.


Inclusive os docentes do curso de Odontologia do UNICEUMA, Silvana Duailibe e Fernando Ahid, tiveram um grande reconhecimento acadêmico. O trabalho científico dos pesquisadores maranhenses, que aborda a ação antibiótica do geoprópolis da abelha Tiúba sobre as bactérias da cárie dental, foi publicado na Dental Research Review, periódico de circulação internacional editado pela USP. O estudo já foi apresentado na 58ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), em 2006, em Florianópolis/SC; e na 23ª Reunião Anual da SBPqO (Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica), também em 2006, na cidade de Atibaia/SP.


De acordo com as pesquisas realizadas o geoprópolis contém na sua estrutura molecular: flavonóides, polifenóis, terpênicos e mais de cinquenta outros compostos. Para sua produção as abelhas coletam resinas, pólen, barro e também introduzem suas próprias enzimas. Após a sua extração é feito o beneficiamento deixando o geoprópolis de molho no álcool de cereais para consumo humano ou em álcool a 70% para utilizar na pintura interna das caixas de abelhas e preparação de iscas pet para captura de enxames na natureza.

Fonte de alguns estudos e trabalhos:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-695X2008000400010&script=sci_arttext&tlng=pt
http://www.extranet.ceuma.br/noticias_mostrar.asp?noticia=876
http://www.lea.ufma.br/pagina_projeto_andamento.php
http://www.openthesis.org/documents/DE-DEMelipona-fasciculata-Smith-PRODUZIDO-288501.html

4 Responses to “Extração de geoprópolis”

Alencar, uma coisa que vai facilitar muito o seu trabalho de extração e vai estimular as abelhas a aumentarem a produção dessa matéria e colocação de uma tela de metal entre a tampa.

Elas instintivamente acabam propolizando muito mais para tapar todas as brechas da tela.

Faça um teste e vc vai ver que vai produzir até 5 vezes mais própolis.

att,

Kalhil

ok valeu pela dica Kalhil!

Mario Tessari disse...

Alencar, considero que você está alcançando o objetivo a que se propõe. Por isso, deve sentir-se autorealizado. Estava procurando imagens de produção de própolis. Agora ficou claro, entendi. Agradeço.
A Natureza também agradece.
Mario Tessari - Jaguaruna SC

Anônimo disse...

Wow, maгvelоus blog lауout! How long hаve уou bеen blοgging fог?
you made blοgging lοok easy. The overall looκ of your site is gгeat, аs well аs the
contеnt!

Herе is my blog post: V2 Cigs Reviews

 
© 2009 Meliponário Alencar. All Rights Reserved | Powered by Blogger
Design by psdvibe | Bloggerized By LawnyDesignz Distribuído por Templates