quarta-feira, 30 de junho de 2010

Um novo lar no Maracanã

Boa noite amigos!

Nesta semana fomos até o glorioso Maracanã! Não, não é o nosso grandioso palco do futebol...Mas é o palco de uma belíssima área de mata nativa com uma rica vegetação admiradas pelos amantes da natureza.

O Maracanã é um bairro da zona rural de São Luis, famoso pela festa da juçara(açaí) que acontece no mês de outubro onde os visitantes podem se deliciar com pratos típicos principalmente é claro a base de juçara, além de apreciar as apresentações dos grupos folclóricos como o Boi de Maracanã.



No entato, como vocês podem imaginar a nossa visita teve como objetivo principal nossas abelhas sem ferrão. Levamos algumas colônias para um sítio no bairro citado para testar o potencial da área que parece muito promissora, o convite partiu do amigo André que é apicultor e agora um dos mais novos membros da meliponicultura.

No local já havia uma colônia de Tiúba em uma caixa cabocla que não era manejada a uns dois anos, fizemos a inspeção e as meninas estavam bem nervosas, foi tudo muito rápido porque havia algumas crianças ao redor e quem é criador sabe que mesmo sem ferrão as abelhas tem uma mandíbula forte, uma mordida não chega a incomodar um adulto, mas seria bem desagradável para uma criança.


Mesmo com pressa consegui tirar algumas fotos do interior da colméia que está muito bonita, com pelo menos seis discos de cria, os discos estão "amadurecendo" ou seja, estão ficando dourados o que significa que as abelinhas estão prestes a nascer e logo poderemos realizar um desdobramento dessa colônia que também está com bastante pólen e mel, mesmo nessa época de escassez de alimento.


As colônias levadas para o Maracanã irão dar um ânimo no treinamento dos futuros meliponicultores e um reforço genético para as futuras multiplicações da colônia já existente, além dos enxames naturais de tiúba que porventura existam na área esses infelizmente eu não vi, mas observei uma jataí visitando algumas flores e outra trigona que não soube identificar, além é claro da conhecida e nem sempre bem vinda irapuá. Na próxima visita iremos implantar algumas iscas pet na esperança de capturar algum enxame!



Valeu um abraço!!

Francisco Carlos Alencar
Meliponário Alencar
São Luis - MA

One response to “Um novo lar no Maracanã”

meliponariocoracaodemelicultor disse: amigo muinto bom o sue blog continui com esse trabalho a natureza agradesse.abraço rivan

 
© 2009 Meliponário Alencar. All Rights Reserved | Powered by Blogger
Design by psdvibe | Bloggerized By LawnyDesignz Distribuído por Templates