terça-feira, 31 de agosto de 2010

Meliponário Alencar - Unidade Morros

Olá abenautas!

O Meliponário Alencar foi até o município de Morros, cidade ribeirinha que fica a cerca de 100 Km de São Luis, próximo também de Barreirinhas e consequentemente dos famosos lençóis maranhenses, é uma região na qual existe uma competição bem saudável: Qual dos municípios apresenta as paisagens mais espetaculares?! Enfim é uma das mais lindas entre tantas outras opções de turismo do nosso estado .


Cachoeira do Arruda por Abraão do Vale:
Lençóis:
E nós fomos atrás do também famoso Mirim, que é uma vegetação típica dessa cidade e que as abelhas adoram! O mel produzido é muito apreciado, tem um sabor e aroma deliciosos, em breve teremos mel de mirim e pólen para comercialização. O local onde as colônias estão fica na propriedade do Sr. Edmilson, um homem simples e humilde, mas que reflete juntamente com a sua família todo o carisma e hospitalidade que não se vê nos centros urbanos.

Flor e fruto do Mirim:



Colônias Tiúba:

Sr. Edmilson e Joselias:
Dona Marinalva, esposa do Sr. Edmilson:

O amigo que já cuida do Apiário da nossa APECADI(Associção dos Pequenos Criadores de Abelhas da Ilha de São Luis), também é uma conhecedor da tiúba, mas sabe que hoje só existem alguns poucos enxames que ainda resistem à ação do homem e que é nossa obrigação preservá-las.
Apiário:

O Sr. Edmilson, assim como seu vizinho Sr. Francisco e moradores de outras comunidades a exemplo do Sr. Domingos da comunidade Buriti do Meio já participam há algum tempo da cadeia produtiva do mel de iniciativa da APECADI. Essa ideia tem por objetivo mudar a relação do meleiro com o meio ambiente através da capacitação e então transformá-lo em um parceiro, assim ele ganha de várias maneiras, tanto na qualidade do manejo e dos seus produtos como na manutenção da natureza, trazendo uma satisfação pessoal e profissional.

Joselias e Jomar:

Favo Mel de Apis:
Antes as atividades em relação as abelhas se resumiam na extração do mel na mata, sem maiores cuidados no trato com o produto e com o enxame, é claro que não podemos crucificar o homem do campo que age dessa maneira, pois como posso cobrar de alguém que não possui conhecimento e muito menos assistência?! Essa é só uma das poucas armas que nossos irmãos tem para lutar contra as mazelas que os rodeiam, é explorar o que as mãos alcançam para ter algum dinheiro.



Marimbondo de Chapeu:
Jataí:
É ai que entramos para mudar essa história! Com a exploração racional e sustentável, Edmilson e os outros parceiros serão beneficiados com assistência técnica e equipamentos adequados, assim terão conhecimento suficiente para repassar aos seus filhos, amigos, parentes e "aderentes".

Colônias Tiúba:

A equipe da APECADI nessa viagem foi formada por: Joselias; Francisco Alencar; Jomar; Moura e Aníbal.

APECADI - Associação dos pequenos Criadores de Abelhas da Ilha de São Luis
Endereço: Av. Oeste Externa, Qd. 3D, nº 42, Res. São Luis, Cidade Operária, São Luis/MA.

CEP: 65058-083
Contatos: (98) 32483974 / 3247 3985 / 9115 9945 / 8157 9898 / 9142 5884

Francisco Carlos Alencar
Meliponário Alencar
São Luis-MA

sábado, 14 de agosto de 2010

Lindas colônias no Miritíua!

Olá amigos!
Para vocês curtirem seguem algumas imagens das colônias que estão localizadas no sítio do amigo professor Paulino, um dos novos entusiastas da meliponicultura.

Essas colônias chegaram um tanto quanto fracas na sua nova "residência", mas com o acompanhamento e grande atenção na alimentação e demais cuidados do novo meliponicultor, elas passaram por uma transformação em alguns dias, apresentando grandes discos de cria e boa reserva de alimento.
O professor Paulino é um exemplo de admiração e amor pela natureza, no seu sítio está rodeado de inúmeras espécies de frutas e diversas criações como as de peixe, pato, galinha... um rol de espécies que agora conta com as abelhas sem ferrão, enfim um elo entre cidade e campo em um só lugar, no bairro do Miritíua.



É uma grande satisfação ampliar o número e a formação de novos meliponicultores que serão futuros defensores desses animais tão ameaçados. Além de ser um ótimo hobby é uma atividade com grande impacto social e ambiental, aproveito para parabenizar todos os companheiros meliponicultores e simpatizantes que contribuem para o sucesso dessa atividade.

Grande abraço para todos!

Francisco Carlos Alencar
Meliponário Alencar
São Luis - MA
 
© 2009 Meliponário Alencar. All Rights Reserved | Powered by Blogger
Design by psdvibe | Bloggerized By LawnyDesignz Distribuído por Templates