terça-feira, 31 de agosto de 2010

Meliponário Alencar - Unidade Morros

Olá abenautas!

O Meliponário Alencar foi até o município de Morros, cidade ribeirinha que fica a cerca de 100 Km de São Luis, próximo também de Barreirinhas e consequentemente dos famosos lençóis maranhenses, é uma região na qual existe uma competição bem saudável: Qual dos municípios apresenta as paisagens mais espetaculares?! Enfim é uma das mais lindas entre tantas outras opções de turismo do nosso estado .


Cachoeira do Arruda por Abraão do Vale:
Lençóis:
E nós fomos atrás do também famoso Mirim, que é uma vegetação típica dessa cidade e que as abelhas adoram! O mel produzido é muito apreciado, tem um sabor e aroma deliciosos, em breve teremos mel de mirim e pólen para comercialização. O local onde as colônias estão fica na propriedade do Sr. Edmilson, um homem simples e humilde, mas que reflete juntamente com a sua família todo o carisma e hospitalidade que não se vê nos centros urbanos.

Flor e fruto do Mirim:



Colônias Tiúba:

Sr. Edmilson e Joselias:
Dona Marinalva, esposa do Sr. Edmilson:

O amigo que já cuida do Apiário da nossa APECADI(Associção dos Pequenos Criadores de Abelhas da Ilha de São Luis), também é uma conhecedor da tiúba, mas sabe que hoje só existem alguns poucos enxames que ainda resistem à ação do homem e que é nossa obrigação preservá-las.
Apiário:

O Sr. Edmilson, assim como seu vizinho Sr. Francisco e moradores de outras comunidades a exemplo do Sr. Domingos da comunidade Buriti do Meio já participam há algum tempo da cadeia produtiva do mel de iniciativa da APECADI. Essa ideia tem por objetivo mudar a relação do meleiro com o meio ambiente através da capacitação e então transformá-lo em um parceiro, assim ele ganha de várias maneiras, tanto na qualidade do manejo e dos seus produtos como na manutenção da natureza, trazendo uma satisfação pessoal e profissional.

Joselias e Jomar:

Favo Mel de Apis:
Antes as atividades em relação as abelhas se resumiam na extração do mel na mata, sem maiores cuidados no trato com o produto e com o enxame, é claro que não podemos crucificar o homem do campo que age dessa maneira, pois como posso cobrar de alguém que não possui conhecimento e muito menos assistência?! Essa é só uma das poucas armas que nossos irmãos tem para lutar contra as mazelas que os rodeiam, é explorar o que as mãos alcançam para ter algum dinheiro.



Marimbondo de Chapeu:
Jataí:
É ai que entramos para mudar essa história! Com a exploração racional e sustentável, Edmilson e os outros parceiros serão beneficiados com assistência técnica e equipamentos adequados, assim terão conhecimento suficiente para repassar aos seus filhos, amigos, parentes e "aderentes".

Colônias Tiúba:

A equipe da APECADI nessa viagem foi formada por: Joselias; Francisco Alencar; Jomar; Moura e Aníbal.

APECADI - Associação dos pequenos Criadores de Abelhas da Ilha de São Luis
Endereço: Av. Oeste Externa, Qd. 3D, nº 42, Res. São Luis, Cidade Operária, São Luis/MA.

CEP: 65058-083
Contatos: (98) 32483974 / 3247 3985 / 9115 9945 / 8157 9898 / 9142 5884

Francisco Carlos Alencar
Meliponário Alencar
São Luis-MA

3 Responses to “Meliponário Alencar - Unidade Morros”

Anônimo disse...

Oi
Meus parabéns pelo excelente Blog, ele me ajudou muito na meliponicultura principalmente o artigo do "Sugador de Abelhas".
Continue assim.

Anônimo disse...

Um maravilhoso trabalho!
Só não acho que aquela abelha(da foto no dedão de alguem) seja uma Jataí.Pela sua ultima "perna", a da Jataí é maior e tem um tipo de "garra".
É claro posso estar errado!De qualquer modo um excelente trabalho, se estiver errado por favor me mande um e-mail:patrick-rupert@hotmail.com

meliponariocoracaodemelicultor Rivan disse: muinto bom seu blog estou criando jandairas na cidade de macaiba visite meu blog.

 
© 2009 Meliponário Alencar. All Rights Reserved | Powered by Blogger
Design by psdvibe | Bloggerized By LawnyDesignz Distribuído por Templates