sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Visitando Rosário e Morros

Graças a uns dias de folga, podemos fazer uma visita rápida até os municípios de Rosário e Morros para verificar como estão as colônias.

Em rosário temos algumas colônias em uma área ótima de mata nativa, onde existem muitas abelhas sem ferrão como as que flagramos nas fotos: uma jataí escondida entre as flores e a entrada da tataíra(vulgo caga fogo), ambas pertencentes ao grupo das triogonas.





A tataíra é bastante agressiva e tem esse apelido "simpático" porque ao se sentir ameaçada, ela segrega um líquido cáustico de suas mandíbulas, que causa queimaduras ao intruso.




Chegando em Morros os visitantes podem admirar uma pequena ilha no meio do rio realmente paradisíaca que inspira muita paz e tranquilidade.

Ao inspecionar os enxames, temos uma ideia do potencial que a florada do mirim ofere, essas colônias foram colocadas nesse local em meados de agosto, em outubro já haviamos extraído mel delas e agora em dezembro já estão com os potes cheios novamente.



O mel do mirim tem um sabor inigualável, é só levantar um pouco a tampa da caixa que o aroma se espalha pelo local, claro que toda florada e todo mel das abelhas sem ferrão tem um "q" especial, mas todo mundo tem as suas preferências e esse tipo de conclusão só pode ser tirada ao experimentá-lo.






É isso amigos, mais um pouco dessa experiência gratificante e extremamente prazerosa que é a meliponicultura!

Grande abraço para todos!

Francisco Alencar

No response to “Visitando Rosário e Morros”

 
© 2009 Meliponário Alencar. All Rights Reserved | Powered by Blogger
Design by psdvibe | Bloggerized By LawnyDesignz Distribuído por Templates