Material:
Grande Abraço!
Francisco Carlos Alencar
Meliponário Alencar
São Luis-MA
Melipona fasciculata Smith (Tiúba) é uma abelha nativa, social e sem ferrão que produz cera, mel e geoprópolis. O presente trabalho objetivou caracterizar, do ponto de vista farmacognóstico, o geoprópolis de Melipona fasciculata, coletado em meliponários nos municípios de Arari, São Bento e São João Batista, da Baixada maranhense, no Estado do Maranhão, visando estabelecer dados para o controle de qualidade e padronização do produto.
Os resultados demonstram que o geoprópolis apresenta características sensoriais similares às encontradas para própolis de Apis mellifera, presença de compostos fenólicos em maior concentração, além de substâncias da classe dos terpenos e saponinas e ausência de alcalóides.
Bankova et al. (1998) identificaram mais de cinqüenta compostos, principalmente fenólicos e terpênicos de geoprópolis brasileiro, produzido pelas abelhas Melipona compressipes, Melipona quadrifasciata anthidioides e Tetragona clavipes.
Gomes et al. (2003) demonstraram as atividades antiinflamatória e analgésica do extrato hidroalcoólico de geoprópolis da tiúba. Duailibe (2004) demonstrou que o uso de bochecho da solução do extrato alcoólico de geoprópolis da tiúba diminuiu em 48,5% o número de colônias de Streptococcus mutans, na saliva dos pacientes.
A caracterização e a padronização química do geoprópolis, levando em conta as condições ambientais em que são produzidos, são fundamentais para melhorar a qualidade desses produtos e dar garantia às pessoas que os compram e os consomem.
Trabalho completo sobre esse maravilhoso produto das ASF no link:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-695X2008000400010&script=sci_arttext&tlng=pt
O ENCONTRO SOBRE ABELHAS DO MARANHÃO reunirá professores, pesquisadores, estudantes e produtores, a fim de estimular a integração destes com grupos de pesquisas das Universidades e de outras Instituições para um maior desenvolvimento da apicultura e da meliponicultura por meio da troca de informações e de experiências de temas relacionados às abelhas, bem como, a disseminação de conhecimentos e da necessidade de preservação do meio ambiente e das abelhas de diferentes graus de sociabilidade no estado. Durante o evento serão ministrados simpósios, palestras, mini-cursos, oficinas, além de apresentação de trabalhos na forma de pôsteres, e comunicação oral.
INFORMAÇÕES SOBRE INSCRIÇÕES E PROGRAMAÇÃO CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO:
Mais um representante dos amantes da natureza, em especial as abelhas nativas. Criamos a espécie Tiúba (Melipona fasciculata Smith) que é predominante no Maranhão. Tendo como missão preservar esses animais, que estão literalmente sendo expulsos do seu habitat devido a ação do homem. Objetivos que procuramos alcançar divulgando para toda sociedade a existência das abelhas sem ferrão e os diversos benefícios que elas nos trazem como a manutenção da reprodução de várias plantas com a polinização, e a produção de super alimentos como o mel e o pólen.