
As vigias são personagens da colméia que eu curto bastante! As operárias quando jovens, permanecem na região dos favos aquecendo as crias, num segundo estágio, fazem o aprovisionamento das células (local de desenvolvimento das crias) e se ocupam na construção das mesmas. A medida que vão se desenvolvendo, trabalham na construção de potes de alimentos, limpeza, guarda e recepção de alimentos e dentre esses trabalhos está o que eu destaquei que é o de vigia que fica no túnel de acesso ao interior do ninho pelo qual só passa uma abelha de cada vez. No orifício de entrada a vigia controla quem entra e quem sai e impede que as abelhas mais novas que não sabem voar saiam. Enfim quando chegam num estágio mais avançado se tornam forrageiras, comumente chamadas de campeiras, que tem como trabalho o transporte, para dentro da colmeia, de néctar, pólen, barro e resina. Cada uma consciente dos seus deveres, uma sociedade perfeita!
Francisco Carlos Alencar
Meliponário Alencar
São Luis - MA
Francisco Carlos Alencar
Meliponário Alencar
São Luis - MA
One response to “AS VIGIAS”
Olá "Meliponário Alencar"
Foi com muita alegria que recebi sua visita em meu blog,
Já mantenho contacto com alguns meliponicultores e apicultores do Brasil, e achava útil podermos vir a trocar informações sobre os nossos trabalhos.
Eu só trabalho com a Apis mellifera (não há A.S.Ferrão em Portugal), mas interesso-me muito por polinizadores e pela Natureza em geral.
Se me quiser contactar eu chamo-me Joaquim Pifano e o meu E.mail é:
montedomel@gmail.com
Um grande abraço
JPifano
Postar um comentário